Le véritable voyage de découverte ne consiste pas à chercher de nouveaux paysages, mais à avoir de nouveaux yeux. Marcel Proust - A La Recherche du Temps Perdu















segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ponto de situação dos conteúdos do blogue

Desde início este blogue foi criado para ir colocando textos e imagens, sobre a cidade do Porto, e sobre muitos outros e variados assuntos que fazem parte dos meus diversificados interesses. Não existindo qualquer plano para estas mensagens, decorrendo da minha disposição de momento, julgo no entanto chegado o momento de tentar fazer um ponto de situação, de todo este conjunto de textos e imagens. Assim elabora-se uma espécie de índice comentado das mensagens incluindo aquelas que se prevê completar.

Porto

Como o próprio nome do blogue indica, a maior parte das mensagens são sobre a cidade do Porto, mas nem todas estão organizadas sob esta etiqueta.

Assim, um dos conjuntos de mensagens sobre o Porto, refere-se aos diversos planos da cidade, mas nem todos se esgotam no planeamento, procurando contextualizar os diversos planos com a evolução da cidade.

I - Os planos para o Porto – dos Almadas aos nossos dias

1. (Segunda-feira, 16 de Agosto de 2010)                                    O “Plano de Embelezamento” dos Almadas incluindo o período de 1820 a 1824, com o subtítulo José Francisco de Paiva urbanista?, e o seu Plano da Cidade do Porto.

2. (Quarta-feira, 28 de Julho de 2010)                                                         A Planta Topográfica da Cidade do Porto de 1839 publicada anteriormente no blogue , comparada com planta de W. B. Clarke de 1833 e a evolução da cidade depois do Cerco do Porto.

3. (Terça-feira, 17 de Agosto de 2010)                                                       O período de 1840 a 1881 – o crescimento da cidade sem plano; A planta de Perry Vidal de 1844 e corrigida em 1865; O Plano de Correia de Barros e a Carta Topographica da Cidade do Porto de Augusto Gerardo de Telles Ferreira 1892

4. (Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010)                                                     Os Planos para a Avenida da Cidade                                                 A Proposta de Carlos Pezerat de 1889 e a Proposta da 3.a Repartição Técnica da CMPPraça da Liberdade e Trindade. Projecto de uma Avenida ligando estas Praças” de 1915.

5. (Segunda-feira, 23 de Agosto de 2010)                                                  O Plano Barry Parker

1. Barry Parker 2. Barry Parker no Porto 3. O Projecto para a Avenida da Cidade de Barry Parker publicado em “The Builder” 1916 4. A Praça da Trindade 5. A Praça do Município 6. O edifício da Câmara 7. O troço da Avenida entre as duas praças 8. A edificação ao longo da Avenida 9. A Praça da Liberdade 10. O Plano global 11. Do projecto de Barry Parker à realidade da Avenida

6. (Quarta-feira, 25 de Agosto de 2010)                                                      O Plano Cunha Morais 1916

7. (Quarta-feira, 1 de Setembro de 2010)                                                    O Prólogo ao Plano da Cidade do Porto de Ezequiel de Campos 1932

1. Ezequiel de Campos 2. O Prólogo e o Porto dos anos 20

8. (Quarta-feira, 15 de Setembro de 2010) Os planos dos Italianos

I Parte -  Aspectos dos anos 30

I post. 1. A consolidação do Estado Novo 2. Propaganda e Obras Públicas  3. Portugal 1934 – SPN 4. Os Concursos para Sagres 5. As Exposições no estrangeiro: a Exposição Ibero-Americana de Sevilha de 1929 , a Exposição Colonial de Paris em 1931,  a Exposição de Paris 1937 (Exposition Internationale des Arts et Techniques dans la Vie Moderne) e a Exposição de Nova Iorque em 1939 ( New York World's Fair).

II post. (Quarta-feira, 22 de Setembro de 2010) Notas sobre o cinema português entre guerras

III post. (Terça-feira, 28 de Setembro de 2010) Duarte Pacheco (1899/1943) e a política de Obras Públicas

1. O concurso dos Liceus 2. Os edifícios dos CTT 3. Lisboa, capital do Império  4. Arquitectura do Estado Novo 5. A iniciativa privada 6. Cinemas, Garagens, Hóteis, etc. 7. A habitação 8. Duas obras significativas do período: O Café Portugal, e a Igreja de Nossa Senhora de Fátima

II Parte – A Cidade do Porto

IV post. (Sábado, 9 de Outubro de 2010) - A Exposição Colonial do Porto 1934

V post. (Sexta-feira, 12 de Novembro de 2010) Marcello Piacentini

1. A Praça da Vitória em Brescia 1929-1932 2. A Cidade Universitária de Roma (1933-1935) 3. A Via da Conciliação em Roma; Os colaboradores que vieram ao Porto: Giorgio Calza Bini e Vincenzo Civico; As propostas de Piacentini para o Centro; Alguns aspectos da Área Central do Porto na década de 30. O Porto em 1938: 1. os edifícios públicos 2. A iniciativa privada 3. A edificação das ruas da área central ao longo dos anos 30/40. Alguns exemplos. O fim do contrato com Marcello Piacentini

VI post. (Quinta-feira, 25 de Novembro de 2010) Giovanni Muzio

A colaboração do arquitecto Giovanni Muzio (1893-1982) 1. Estudos para o Plano Regulador 2. Última visita de Muzio ao Porto

9. O Ante plano e o Plano Regulador de A. Almeida Garrett, a completar e publicado no Porto onde nasci e cresci… 2 (Sexta-feira, 6 de Agosto de 2010)

10. (Terça-feira, 12 de Abril de 2011)                                                           O Plano Director da Cidade do Porto, 1962 Robert Auzelle                                                                                                                       I post 1. Robert Auzelle (Gaston Léon) 1913-1983 2. As grandes opções do Plano 3. A estrutura do Plano 4. A Cidade e o Plano - O Porto nos anos da elaboração do Plano. 5. A estrutura da cidade 6. O Método dos hectares-tipo 7. O Porto e os concelhos limítrofes  8. O porto de Leixões 9. O aeroporto de Pedras Rubras 10. As ligações ferroviárias 11. As ligações rodoviárias  12. A Ponte da Arrábida (1956-1963) 13. A ponte do Freixo no plano Auzelle 14. A ponte Luís I

(Quarta-feira, 13 de Abril de 2011) II post As entradas na cidade a norte 1 - Entrada no Porto pela praça da Cidade do Salvador  2 – Entrada no porto pela Via Rápida (avenida Marechal Carmona, avenida AEP) 3 – Entrada pela Via Norte 4 – Entrada pela Avenida Fernão de Magalhães; A circulação no interior da cidade – Rede viária fundamental; A circulação no centro; Os Transportes Colectivos  1. O eléctrico e o troleicarro 2. O autocarro 3. Os autocarros suburbanos 4. As Gares dos transportes rodoviários; O Centro 1. Os projectos do Estado Novo para o Centro: Os Paços do Concelho, o Palácio dos Correios do Porto e o Palácio da Justiça; A Baixa como centro financeiro

(Sexta-feira, 29 de Abril de 2011) III post Os escritórios; A rua de Ceuta; Propostas para a terciarização do Centro - O Centro de Negócios 1. A Praça da Trindade 2. Cruzamento dos eixos sul-norte e poente-nascente 3. A zona Gonçalo Cristóvão /Sá da Bandeira 4. A rua Sá da Bandeira;  A vida cultural 1. Música 2. Cinema 3.Teatro; O Pavilhão dos Desportos do Palácio de Cristal e a Feira Popular; Os Institutos estrangeiros de cultura; Turismo e Hotéis

(Segunda-feira, 2 de Maio de 2011) IV post A Avenida da Ponte; A zona histórica; A área central poente - a zona da Cordoaria.

(Terça-feira, 3 de Maio de 2011) V post A Escola Superior de Belas Artes, os Concursos para Professores 1962 – 1963 e a XI Exposição Magna; As propostas do Concurso para Professor de Arquitectura: 1. O estudo de Fernando Távora 2. O estudo de Octávio Lixa Filgueiras 3. O estudo de José Carlos Loureiro; A área central nascente – a Praça dos Poveiros

(Sexta-feira, 20 de Maio de 2011 e Sábado, 21 de Maio de 2011) VI e VII post As zonas residenciais A zona das Antas 1. edifícios 2. O Plano de Arménio Losa 3. A proposta do Plano Director 4. A praça Velasquez 5. A rua da Alegria e a urbanização do Campo do Luso; A Pasteleira 1. A proposta do Plano Director 2. O Jardim do Ouro (largo António Calem); A zona da Boavista e o Parque Residencial da Boavista; A zona da Foz/Nevogilde;                                                                                                             A Avenida Nun’Álvares no concurso para professor de Urbanologia na ESBAP em 1961/62. 1 - João Mello Breyner Andersen (1920/1967) 2 - David Moreira da Silva (1909-2002), 3 - Fernando António Lorenzini Borges de Campos;                            A marginal fluvial

(Domingo, 22 de Maio de 2011) VIII post O Plano Director e o Ensino: 1. O Ensino Primário 2. O Ensino Técnico e Liceus 3. Universidade e Cidade Universitária

A publicar:

O Plano Director Municipal (Castel-Branco 1979-1993) e a cidade do Porto

O Plano Director Municipal (Fernandes de Sá 1999-2005)                

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II - Os bairros Sociais no Porto

1. Introdução e os bairros do Comércio do Porto (Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010)

A situação em Lisboa e no Porto Lisboa: os Pátios e as Vilas; O Porto e as ilhas; Os Bairros do início do século 20; Os Bairros de O Comércio do Porto 1. O Bairro de Monte Pedral (1899/1905) 2. Bairro de Lordelo do Ouro (1901/03) 3. Bairro operário do Bonfim (1904/08); Quadros comparativos dos três bairros

2. Os Bairros da República (Domingo, 19 de Dezembro de 2010)

Colónia Antero de Quental (1914); Colónia Estêvão de Vasconcelos (1914) Colónia Viterbo de Campos (1916/17); Colónia Manuel Laranjeira 1917; O Decreto n.º 4.137 de 25 de Abril de 1918 e o Bairro Sidónio Pais 1919/29; O Bairro Ignez (1915); A localização dos bairros

3. Os bairros do Estado Novo (Quarta-feira, 22 de Dezembro de 2010)

O período de consolidação do Estado Novo; Lisboa; Porto: O Bloco da Rua de Saldanha 1937/40 - uma experiência sem continuidade, de habitação social colectiva; Os Bairros e a “Casa Portuguesa”; O Decreto Lei n.º 28 912 de 12 de Agosto de 1938; Os Bairros: 1. Bairro de Casas Económicas do Ilhéu / Bairro de Casas Económicas Oliveira Salazar (1934/35) 2. Bairro de Casas Económicas das Condominhas (1934/35) 3. Bairro de Casas Económicas do Ameal (1938 e 1958) 4. Bairro de Casas Económicas da Azenha (1937/1939) 5. Bairro de Casas Económicas de Paranhos (1935/1939) 6. Bairro de Casas Económicas de Ramalde (1935/39 7. Bairro de Casas Económicas de S. Roque (1938/40) 8. Bairro de Casas Económicas de Costa Cabral (1939/42) 10. Bairro de Casas Económicas Marechal Gomes da Costa (1947/50); Localização dos bairros de 1ª, 2ª e 3ª geração.

4. Os Bairros do Plano de Melhoramentos (Sábado, 8 de Janeiro de 2011 e Terça-feira, 1 de Fevereiro de 2011)

Parte I – Os antecedentes

O Congresso Nacional de Arquitectura 1948; O Bairro de Alvalade em Lisboa 1945/48; Os Blocos de habitação colectiva; Algumas realizações de habitação colectiva entre 1948 e 1955: Lisboa 1.O Bairro das Estacas (1949 /1955) 2. Blocos do cruzamento da Av. dos EU-A e Av. de Roma (1952/1957)  3. O conjunto de blocos perpendiculares á via do lado E da Avª dos EUA (1955/58) 4. Conjunto Habitacional da avenida Infante Santo (1953) 5. O Bloco das Águas Livres (1953/56); Porto: Localização dos blocos; 1. O Bloco da Carvalhosa (1945/50) 2. O Bloco da Constituição (1953) 3. O Bloco de Costa Cabral (1953) 4. O Edifício Ouro (1950) 5. O Edifício Parnaso (1954/57) 6. O Edifício na praça D. Afonso V (1953).  A Unidade Residencial de Ramalde 1952/60

Parte II – os bairros sociais

Lisboa e o Bairro dos Olivais; O Plano de Melhoramentos do Porto 1956/66; Os planos de urbanização dos bairros; Acção Social e Assistência; As Tipologias dos fogos; A Organização dos fogos

Alguns Bairros do Plano de Melhoramentos 1956/66 1. Bairro do Bom Sucesso, Massarelos (1956) 2. Bairro do Carvalhido, Paranhos (1957) 3. Bairro da Pasteleira, Lordelo (1957) 4. Bairro do Outeiro Paranhos (1958)  5. Bairro do Regado, Paranhos (1962) 6. Bairro de S. Roque, Campanhã (1959) 7. Bairro da Fonte da Moura, Aldoar (1960) 8. Bairro Eng. Arantes e Oliveira (Campinas) Aldoar (1963) 9. Bairro do Cerco do Porto, Campanhã (1961) ; A II Fase do Plano de Melhoramentos 1966-1973; Algumas conclusões

A publicar

O Saal; O final do século XX

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III - O Porto onde eu nasci e cresci…

Esta rubrica vai ser reformulada, para adquirir um conteúdo mais pessoal, já que muitos dos temas melhor estariam nas rubricas anteriores.

O Porto onde eu nasci e cresci…1 Quarta-feira, 4 de Agosto de 2010

A situação nacional: O neo realismo, As Exposições Gerais de Artes Plásticas: O cinema O Neo Realismo Italiano ; A arquitectura e o planeamento ; O Congresso de 48 ; O ODAM

O Porto onde eu nasci e cresci…2  Sexta-feira, 6 de Agosto de 2010

O Porto e o seu território: O Plano Regulador da Cidade do Porto; O Aeroporto de Pedras Rubras; O porto de Leixões; A Cidade do Porto: O Hospital de S. João; A Área Central; Praça e Avenida dos Aliados; O edifício dos Paços do Concelho ; Os edifícios de remate a norte da avenida; Carlos Ramos (1897 – 1969); O Palácio dos Correios do Porto ; A Feira do Livro; Os Jornais; Os cafés ; O Café Rialto; O Teatro Experimental do Porto ; A Praça D. João I 1940/50– ARS

A publicar:

espaços, percursos e territórios da minha infância e adolescência

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IV - O Porto há cem anos

O Porto há cem anos 1 - uma visita ao Porto em 1910

I post . (Sexta-feira, 14 de Maio de 2010)

Introdução. A cartografia. Alguns aspectos do Porto no início do século XX.

De Leixões ao Centro, a chegada por via marítima

1. Chegada a Leixões e percurso até ao Centro

a) na máquina até à Boavista. O percurso pelo tramway a vapor. A avenida da Boavista. A Praça Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista): O Real Colyseu; a Estação do caminho de Ferro; o cemitério de Agramonte; o Hospital Militar; a casa de Ricardo Severo.

II post. (Segunda-feira, 17 de Maio de 2010)

2. O percurso de carro eléctrico

Avenida de Carreiros; A Foz do Douro, Passeio Alegre, Cantareira e Sobreiras; o Logar da Arrábida; o Cais do Bicalho.  A Alameda de Massarelos.

percursos alternativos: A) pela  rua da Restauração e B) Seguindo de Massarelos pela marginal a Miragaia.

III post. (Segunda-feira, 17 de Maio de 2010)

2. O percurso de carro eléctrico (conclusão)

A Alfândega Nova Rua Nova da Alfândega, passando pela igreja de S. Francisco até à Praça do Infante D. Henrique. O Palácio da Bolsa. O Mercado Ferreira Borges. A estátua do Infante D. Henrique. A rua do Infante D. Henrique e a Feitoria Inglesa,

Da praça do Infante até à Praça de Almeida Garrett, onde se situa a (futura) Estação de S. Bento: a) pela rua Mouzinho da Silveira. b) pela rua das Flores: a Santa Casa da Misericórdia do Porto, A Estação Central de S. Bento.

O Porto há cem anos 2 Terça-feira, 18 de Maio de 2010

Da Estação de Campanhã à praça da Batalha

a ponte Maria Pia; estação de Pinheiro de Campanhã

1) percurso do eléctrico: pela  rua Pinto Bessa, igreja do Senhor do Bonfim e da Boa Morte; Campo 24 de Agosto; rua de Santo Ildefonso largo do Padrão rua Formosa rua de D. Pedro

2) percurso do eléctrico pela rua da Estação, rua do Freixo, rua do Heroísmo; Cemitério do Prado do Repouso; A urbanização do Campo do Cyrne.rua de São Lázaro ;Jardim de S. Lázaro com a Biblioteca e a Escola Portuense de Belas Artes; rua de Entre Paredes; Praça da Batalha: o o monumento a D. Pedro V, O teatro S. João, o café Águia de Ouro e o Theatro Águia d’Ouro, o Clube dos Fenianos, a papelaria e tipografia Académica e o Novo Salão High-Life; os hóteis

O Porto há cem anos 3 Sexta-feira, 28 de Maio de 2010

De Gaia ao centro do Porto por via terrestre

O mosteiro da Serra do Pilar. A Fábrica das Devezas. A Ribeira de Gaia. O tabuleiro inferior da ponte Luiz I. O Cais da Ribeira. A Praça da Ribeir. O desembarque do bacalhau. O Interior da Ribeira. Os Guindais- As Escadas do Codeçal. A rampa da Corticeira. O Areínho em Vila Nova de Gaia. O tabuleiro superior da ponte Luís I. A Sé o Paço Episcopal e a Igreja dos Grilos. O largo da Penaventosa. O Aljube. O Arco das Verdades.  A Travessa de Sant’Anna e as Escadas de Sant’Anna. A Igreja de Santa Clara e as ruínas do Convento. A rua Chã; rua do Loureiro; Praça de D. Pedro; a rua do Corpo da Guarda.

O Porto há cem anos 4 Sábado, 5 de Junho de 2010

A praça de D. Pedro IV

Os Paços do Concelho. O Hotel de Francfort. A capela dos Reis Magos. A estátua equestre de D. Pedro IV. Os cafés. O edifício das Cardosas.

O Porto há cem anos 5 Terça-feira, 15 de Junho de 2010

Percurso da Praça de D. Pedro pela Rua de Santo António até à praça da Batalha, rua de Santa Catarina,  rua Passos Manuel ou rua Formosa, até à rua Sá da Bandeira e de novo à praça de D. Pedro.

A rua de Santo António: Os grandes Armazéns Hermínios. Moreira de Sá. Ourivesaria Reis. Tabacaria Africana, etc.. A rua de Santa Catarina: a Photographia Alvão, a Photographia Guedes, a padaria Viuva Faria & Filho, os Armazens Mattos, o Bazar do Porto, a Confeitaria Parisiense, o Grande Hotel do Porto. A rua de Passos Manuel: o Jardim Passos Manuel, o Atheneu Commercial do Porto, a Portugal Previdente Companhia de Seguros. A rua Formosa: a Photographia Biel, a Photographia Medina, a Pharmacia do Bolhão, a Rocha Oliveira & Irmão, a Casa de machinas de coser Singer, o mercado do Bolhão. A rua Fernandes Thomaz: a Estamparia do Bolhão, a Fundição do Bolhão, a Memória de D. Pedro V. A rua Sá da Bandeira: a photographia Central, os armazens de vinhos Borges & Irmão, o Estabelecimento de Optica, Cirugia e Electricidade de Pinto Meirelles, a Companhia de Seguros Tranquilidade Portuense, a casa Hyppolyte André, a Londres no Porto, a Casa Guimarães, a Bengala da Moda, a sapataria Novidade, a Casa Velludo, a camisaria Paris no Porto, o deposito do Ferroquinol, a casa de Bicycletas Raleigh, a A Luz, a chapelaria Grand Chic, o theatro Príncipe Real, a casa bancária Borges & Irmão.

O Porto há cem anos 6 Sábado, 3 de Julho de 2010

Da Praça de D. Pedro ao Palácio de Cristal

O Largo dos Lóios. A rua dos Clérigos. A Igreja e a Torre dos Clérigos. A Rua das Carmelitas (antiga rua do Anjo): os Armazéns de Santo António, a livraria, papelaria e typographia, de Francisco Joaquim d’Almeida, o bairro das Carmelitas, a Casa Fernandes, Matos & C.ª – Armazéns das Carmelitas 1904, o edifício 4 Estações 1905 de José Marques da Silva, os Armazéns da Capela, a Livraria Chardron, o mercado do Anjo, o Cadeia e Tribunal da Relação, o mosteiro de S. Bento da Victoria, a igreja de N. Sr.ª da Vitória, o Passeio das Virtudes, o Jardim da Cordoaria: o Hospício dos Expostos, o mercado do Peixe. O Carmo, a Igreja do Carmo e o Hospital da Ordem Terceira do Carmo, o Quartel da Guarda Municipal, a Escola Médico Cirúrgica. A praça dos Voluntários da Rainha: a Fonte dos Leões, os Grandes Armazens do Chiado, a Academia Polytecnica e Instituto Industrial.  O Hospital de Santo António. O jardim Botânico e o jardim do Carregal. A rua do Triumpho: o horto de Alfredo Moreira da Silva, o palácio dos Carrancas, o Quartel da Torre da Marca. O Palácio de Cristal

A publicar:

O Porto há cem anos 7 – do Palácio de Cristal à praça de D. Pedro…

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V - Uma visita ao Porto com D. Pedro II Imperador do Brasil

1ª parte Sexta-feira, 23 de Julho de 2010

2ª parte Domingo, 16 de Janeiro de 2011

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VI - Apontamentos sobre as Armas do Porto Quarta-feira, 14 de Julho de 2010

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Cidades

Apontamentos sobre terras, fortalezas e cidades em Os Lusíadas de Luís de Camões

Apontamentos sobre terras, fortalezas e cidades… 1 Sexta-feira, 15 de Julho de 2011

1. Os Lusíadas 2. Canto I: 1. A Taprobana Ceilão; 2. A ilha de Sumatra como a Taprobana; 3. Madagáscar. 4. A ilha de Moçambique

Apontamentos sobre terras, fortalezas e cidades… 2 Domingo, 24 de Julho de 2011

5. Sofala 6. Quíloa 7. Mombaça

Apontamentos sobre terras, fortalezas e cidades… 3 Quarta-feira, 27 de Julho de 2011

8. Ormuz

Apontamentos sobre terras, fortalezas e cidades… 4 1ªparte Quinta-feira, 18 de Agosto de 2011 e 2ª parte Sexta-feira, 19 de Agosto de 2011

9. Diu

a publicar: 10. Goa, 11. Cananor, 12. Calicute, …

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Iconografia Urbana

1. A representação da cidade na pintura dos séculos XIV, XV e XVI Quarta-feira, 15 de Dezembro de 2010

2. Os Livros de Cidades no século XVI e inícios do século XVII Quinta-feira, 30 de Dezembro de 2010

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Lisboa: do Jardim Público às Avenidas Novas

 Lisboa: Do Jardim Público às Avenidas Novas 1 Quarta-feira, 9 de Junho de 2010

A Avenida da Liberdade

O Passeio Público. Os projectos para a Avenida: José Gregório de Rosa Araújo. Miguel Carlos Correia Pais. A inauguração da Avenida e os Restauradores. O Palácio Foz. O Eden Teatro. A Abertura da Avenida. As Arquitecturas. O Prémio Valmor. Palácio Adolfo Lima Mayer. Palacete Conceição e Silva. Casa Lambertini. Michel’Angelo Lambertini. Os Painéis de José Malhoa. O Hotel Vitória. Edifício de habitação António José Gomes Netto. Edifício sede do Diário de Notícias. Edifício propriedade de Domingos da Silva. Hotel Veneza.

Lisboa: Do Jardim Público às Avenidas Novas 2 Domingo, 20 de Junho de 2010

A Avenida da Liberdade (continuação)

A garagem Peugeot. Os Painéis de Almada Negreiros no Diário de Notícias. O Teatro da Avenida 1888. O Teatro Tivoli. O Teatro da rua dos Condes. A Casa de Rosa Damasceno  (Hotel Tivoli). O Bairro e a Rua Barata Salgueiro. A Sede da Sociedade Nacional de Belas Artes. A rua Braamcamp. Edifício da rua Braamcamp. A Rua Alexandre Herculano. Edifício de Ventura Terra.  A Sinagoga de Lisboa A garagem Auto Palace. 2 edifícios de habitação. O Parque da Liberdade. A Praça Marquês de Pombal. A Penitenciária Central de Lisboa. O Concurso para o Monumento ao Marquês de Pombal. O Palacete Henrique Mendonça.

a publicar:

A avenida  Fontes Pereira de Melo; a avenida 5 de Outubro; a avenida Duque de Loulé; a avenida da República; o Campo Grande.

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Exposições

1. Exposição do Mundo Português

post 1 Quarta-feira, 19 de Maio de 2010,

post 2 Quinta-feira, 20 de Maio de 2010

post 3 Quarta-feira, 26 de Maio de 2010

2. Um percurso pelo Weissenhof Siedlung, Stuttgart 1927

post 1 Domingo, 20 de Fevereiro de 2011

post 2 Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2011

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Pintura

1 . Notas sobre Pintura: Georges Seurat “Un dimanche d'après midi à la grande Jatte 1884-1886” Quinta-feira, 6 de Maio de 2010

2. Os páineis das Estações Marítimas de Lisboa de Almada Negreiros

Os painéis da gare de Alcântara Sexta-feira, 21 de Maio de 2010

Os painéis da gare do Conde de Óbidos Segunda-feira, 24 de Maio de 2010

3. A Virgem do chanceler Rolin (La Vierge du chancelier Rolin) Quinta-feira, 3 de Junho de 2010 e Mais sobre a Duquesa de Borgonha e Jan van Eyck. Sábado, 17 de Julho de 2010

4. Marat assassiné par Jacques Louis David Quinta-feira, 1 de Julho de 2010

5. A greve Terça-feira, 26 de Outubro de 2010

6. Il Quarto Stato Sábado, 30 de Outubro de 2010

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Um percurso visual pela Divina Comédia

Um percurso visual pela Divina Comédia 1 Sábado, 11 de Junho de 2011

I Parte – breve biografia de Dante e Dante no exílio II Parte - A Divina Comédia de Dante III Parte - Um percurso visual pela Divina Comédia

O Inferno - do Canto I ao Canto VIII

Um percurso visual pela Divina Comédia 2 Terça-feira, 14 de Junho de 2011

O Inferno (continuação) - do Canto IX ao Canto XXI

Um percurso visual pela Divina Comédia 3 Quarta-feira, 15 de Junho de 2011

O Inferno (conclusão) - do Canto XXII ao Canto XXXIV

Um percurso visual pela Divina Comédia 4 Quinta-feira, 23 de Junho de 2011

O Purgatório - do Canto I ao Canto XVII

Um percurso visual pela Divina Comédia 5 Quarta-feira, 29 de Junho de 2011

O Purgatório (continuação) - do Canto XVIII ao Canto XXIV

Um percurso visual pela Divina Comédia 6 Quinta-feira, 30 de Junho de 2011

O Purgatório (conclusão) - do Canto XXV ao Canto XXXIII

a publicar:

Um percurso visual pela Divina Comédia 7  Paraíso; A Divina Comédia e a arquitectura: o Danteum

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Cinema

Apontamentos sobre Il Gattopardo de Luchino Visconti (1906-1976) Domingo, 9 de Maio de 2010

Há ainda referências ao cinema português  em Os planos dos Italianos 2 e ao cinema neorrealista em O Porto onde eu nasci e cresci…1

Arquitectura

Nos 50 anos da publicação de "Arquitectura Popular em Portugal” Terça-feira, 8 de Março de 2011

Os rostos da Arquitectura Domingo, 5 de Dezembro de 2010

Small is beautiful

O edifício da Secessão Vienense 1897/98 Domingo, 13 de Junho de 2010

A publicar:

O Pavilhão de Barcelona de Mies van der Rohe; O Pavilhão de ténis da Quinta da Conceição Matosinhos de Fernando Távora,

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Transportes

1. Transportes marítimos e fluviais no Porto

Transportes marítimos e fluviais no Porto 1 Terça-feira, 27 de Abril de 2010

1. O século XVI e XVII – as primeiras representações gráficas do Porto 2. A Carta de Lucas Waghenaer – 1583 3. A Carta do Rio Douro e perspectiva da cidade do Porto 1639 de Willem Blaeu (1571-1638. O século XVII - 4. A Carta de Pedro Teixeira Albernaz (ca. 1595-1662); 5. Carta “Nieuwe Pascaert van Portugal van C. de Finisterre, tot aen C. de Sit. Vincente” 16.. Jacobus ROBIJN (1649- c.1707); 6. A gravura de Pier Maria Baldi

Os elementos de referência na barra do Douro Terça-feira, 27 de Abril de 2010

1. A Torre da Marca 2. Forte e Igreja de S. João da Foz 1527 Francisco de Cremona (1528-1534)  3. O farol do Anjo 1527 4. O farol e a ermida de N.ª S.ª da Luz 5. Capela de Santa Catarina fundada em 1395 6. Convento de Santo António de Vale Piedade 1569

Os transportes marítimos e fluviais 2 Quarta-feira, 28 de Abril de 2010

O Douro nas imagens do século XVIII 1. A gravura e a pintura de Duncalf 1736

Os transportes marítimos e fluviais 3 Quarta-feira, 28 de Abril de 2010

2. A gravura de Teodoro de Sousa Maldonado 1789 3. A Planta Geográfica da Barra da Cidade do Porto de Teodoro de Sousa Maldonado

Os transportes marítimos e fluviais 4 Quinta-feira, 29 de Abril de 2010

4. A gravura de Manoel Marques de Aguilar 1791

Os transportes marítimos e fluviais 5 Quinta-feira, 29 de Abril de 2010

5. A gravura da Foz de Manuel Marques de Aguillar 1790 6. A gravura da entrada da Barra de Manuel Marques de Aguillar 1797

Os transportes marítimos e fluviais 6 Quinta-feira, 29 de Abril de 2010

O século XIX 1. A segunda invasão francesa 1809 2. A planta da Barra do Porto de Marino Miguel Franzini 3. A Planta Redonda – de Georges Balck 4. A gravura de Henry Smith 1813

Os transportes marítimos e fluviais 7 Quinta-feira, 29 de Abril de 2010

5. A gravura de H. L’ Evêque (1769-1832) 1817 6.  As gravuras de Robert Batty 1789-1848 7. A estampa de E. Belcher 1833 8. A gravura do barão de Forrester 1835 9. A estampa de George Vivian 1839

Os transportes marítimos e fluviais 8 Sexta-feira, 30 de Abril de 2010

Do navio à vela ao navio a vapor. O barco a vapor no Porto. O vapor no rio Douro entre o Porto e a Foz. O vapor Porto. As imagens com a ponte Pênsil – 1. A gravura de Doray 2. A gravura de António Sousa Vaz 3. As litografias de Louis Lebreton (1818-1866) 4. A gravura de Joaquim Manuel das Neves 5. A gravura de Gonin. Os vapores no Douro. As carreiras internacionais nos barcos de rodas. A fotografia.

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Os Transportes terrestres

os transportes terrestres 1 Sexta-feira, 30 de Abril de 2010

Os transportes rodoviários: A liteira; A diligência e a mala-posta. O transporte urbano: A cadeirinha; Os veículos urbanos de tracção animal: O carro de bois; O carroção

os transportes terrestres 2 Sábado, 1 de Maio de 2010

O omnibus

os transportes terrestres 3 Domingo, 2 de Maio de 2010

Os transportes urbanos privados ou de aluguer: A sege; A Traquitana; O Cabriolé; A Caleche ou caleça; A Barouche; A Vitória; O Phaetont, Faeton ou Faetonte; O Dog-cart; O Landau; O coupé ou Cupê; O fiacre. Os trens de praça ou de aluguer: As tipóias

Os transportes sobre carris

1. O caminho de ferro Quarta-feira, 12 de Maio de 2010

2. O Caminho de Ferro em Portugal - breves apontamentos Segunda-feira, 31 de Maio de 2010

Os transportes urbanos sobre carris

os transportes urbanos sobre carris 1 Quinta-feira, 17 de Junho de 2010

O Carro Ripert: O Carro Ripert no Porto. O Carro Ripert em Lisboa. O Americano: O Americano no Porto 1872 / 1904. O Americano em Lisboa. O Americano em Braga. O Americano entre a Povoa de Varzim e Vila do Conde. A tracção a vapor: A tracção a vapor no Porto. A linha Penafiel-Lixa . A tracção por cabo: Os funiculares em Portugal: O ascensor do Bom Jesus em Braga; O Funicular da Nazaré; O funicular do Funchal; O Funicular dos Guindais 1891/1893 Porto. Os funiculares e ascensores de Lisboa: Elevador da calçada do Lavra 1884 ; Elevador da Glória 1885; Elevador da Estrela 189; Elevador da Bica 1892; Elevador da Graça 1893. Os Elevadores verticais: Elevador da Biblioteca 1897/1915 ;Elevador de S. Justa ou do Carmo 1898/1901.

os transportes na transição do século 19 para o século 20

1. A bicicleta Quinta-feira, 1 de Julho de 2010

2. Do Balão ao Dirigível Segunda-feira, 12 de Julho de 2010

O automóvel é referido no post  1932 o ano do Prólogo ao Plano do Porto Quinta-feira, 2 de Setembro de 2010, sobre o Oldsmobile.

a publicar:

O Automóvel, o Avião, … 

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Personalidades

Esboço incompleto da extraordinária história de La Paiva (1819-1884) Segunda-feira, 18 de Outubro de 2010

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3 comentários:

  1. O seu blog é uma delícia para quem, como eu, ama o Porto e gosta de aprender sobre como a nossa cidade se tornou aquilo que hoje é. Muitos parabéns e espero que continue a manter este interessantíssimo blog. :)

    Cumprimentos,

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  2. Impresionante el trabajo de investigación que hay en este blog. Mi más sincera enhorabuena. ¿dónde puedo encontrar información sobre las quintas de Massarelos? casa Tait, quinta macierinha, rua entrequintas..gracias desde madrid!

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