quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Janela 11 primeiro


À janela lendo uma carta

 A carta, o bilhete, foi durante séculos o único meio possível da relação entre o interior doméstico e o exterior, fosse através de um portador ou de um pombo-correio.

A mulher que junto de uma janela lê uma carta, é um tema por demais tratado na pintura. São inúmeras as pinturas onde uma figura feminina lê uma carta junto ou iluminada por uma janela. Assim foi necessário dividir o tema por vários textos.

À Janela lendo uma carta 1

“Lembranças, que lembrais meu bem passado, / Pera que sinta mais o mal presente” [1]

No século XVII, o tema aparece em pinturas de Vermeer, Hooch e em Dirck Hals.

No chamado “século de ouro” da pintura flamenga, o tema da jovem mulher a ler uma carta“onde lembranças mata a larga ausência / Em temeroso mar, em guerra dura” [2] procura retratar a relação com o ente amado, provávelmente embarcado num navio de guerra ou nos navios das Companhias das Índias.

Por isso, na parede do fundo surgem paisagens marítimas com navios ou mapas, aludindo às viagens mencionadas nas cartas.

O tema da mulher lendo uma carta, na pintura flamenga, é intimista e recatado, como a preservar a privacidade do interior doméstico. Como as pinturas não tinham títulos foram-lhes, posteriormente, atribuídos.


1 - Johannes Vermeer (1632-1675), “Jovem rapariga lendo uma carta à janela” 1657/59.



fig. 1 - Johannes Vermeer (1632-1675), jovem lendo uma carta à janela, 1657/59, óleo s/ 83 x 64,5 cm. Gemäldegalerie Dresden. Staatliche Kunstsammlungen Dresden.


Na pintura de Vermeer, a janela apenas deixa entrar a luz e essas janelas apenas permitem imaginar o exterior.

A janela tem aqui como única função iluminar o compartimento de uma burguesa casa da Holanda do século XVII, a carta e o rosto da figura feminina.

Este, reflecte-se na portada da direita, como num claro e repentino espelho, onde a imagem aparece mesclada com o que se vê através dela, como diz Rilke: "onde de repente o nosso rosto se olha / misturado com o que vemos através dele”  [3]

fig. 2 – O rosto reflectido na portada da janela aberta. Pormenor da figura anterior.

A jovem de pé, está compenetrada na leitura de uma carta, possivelmente de amor, que segura com as duas mãos distanciada do mundo externo.

Enquadra a cena uma pesada cortina, pendendo do lado direito e que funcionalmente servia para isolar o espaço, surge propositadamente aberta, para mostrar a cena íntima da leitura da carta.

No primeiro plano uma taça entornada espalha os frutos sobre uma rica coberta de lã.

[ Nota - Em 2017 um profundo restauro permitiu, pelo raio x, descobrir na parede do fundo um Cupido que não se sabe se foi pintado por Vermeer, nem por quem, nem as razões pelas quais foi escondido. Indica contudo o provável teor amoroso da carta.]


fig. 3 - Johannes Vermeer (1632-1675), Jeune femme lisant une lettre à la lumière d’une fenêtre, 1657/59, óleo s/ 83 x 64,5 cm. Restaurado em 2017. Gemäldegalerie Dresden. Staatliche Kunstsammlungen Dresden.

Existe uma outra versão de Vermeer da “Jovem lendo uma carta”, mas onde a figura feminina traja de azul. Na parede está pendurado um mapa, e a luz que ilumina a cena surge de uma janela que não se vê.


fig. 4 – Johannes Vermeer, Jovem de azul lendo uma carta 1662/3. Óleo s/ tela 46,6 x 39,1 cm. Rijksmuseum Amesterdão.

 

 2 – Pieter Hooch (1629-1684 ?), Lendo uma carta 1664

Pieter Hooch, o contemporâneo e compatriota de Vermeer, também pinta o tema de uma jovem lendo uma carta, mas tratado de uma forma diferente.

Há em toda a composição a procura de uma serena intimidade, num mundo doméstico traquilo e organizado.

Em Hooch, a figura feminina sentada, está iluminada pela forte luz do meio-dia que entra pela janela, aberta para uma paisagem citadina.



fig. 5 - Pieter Hooch (1629-1684?), lendo uma carta 1664, óleo s/tela 55 x 55 cm. Szépmûvészeti Múzeum, Budapest.

 

No rosto da jovem, concentrada na leitura da carta há:

 “Um encolhido ousar; üa brandura;

Um medo sem ter culpa; um ar sereno;

Um longo e obediente sofrimento; [4]

 

3 – Dirck Hals (1591-1656), Mulher rasgando uma carta 1631 e Esperando o Amor 1633.

Dirck Hals pinta dois quadros com o mesmo tema mas com significados diferentes.



fig. 6 - Dirck Hals (1591-1656), Woman Tearing a Letter 1631 óleo s/madeira 45 x 55 cm. Landesmuseum Mainz.

No primeiro, uma jovem desesperada, num gesto de raiva e tristeza, prepara-se para rasgar a carta, da qual uma folha está caída no chão.

Lembra os versos de uma canção de Camões:

E por mim ficarás

Chorando e suspirando,

Porque, ao mundo mostrando tantas mágoas

Como üa larga história,

Minhas lágrimas fiquem por memória.”  [5]

No quadro o tom sombrio, escuro e de terra, e o mobiliário reduzido a uma cadeira e um aparador, criam um ambiente de melancolia e tristeza. 

No entanto, o contraste entre a luz que ilumina o rosto e a branca gola, e o fundo escuro, faz com que a sua figura se destaque e se torne o centro das atenções da pintura.

Na parede de acordo com os sentimentos da jovem retratada, uma significativa tormentosa paisagem marítima com embarcações adornadas pelo vento forte.

Como no Soneto da Separação de Vinicius de Morais:

 “…De repente da calma fez-se o vento

Que dos olhos desfez a última chama

E da paixão fez-se o pressentimento

E do momento imóvel fez-se o drama.” [6]

Na outra pintura de Dirck Halls, (lembrando mais o seu irmão Franz Halls (1580-1666), surge num tom bem mais alegre, uma sorridente jovem, vestindo azul e dourado, com a mesma gola branca, sentada de frente para o espectador, num aposento semelhante ao da outra pintura.

O quadro na parede do fundo é agora uma paisagem de um mar de águas calmas, onde “O voluptuoso balanço de uma barca imita vagamente os pensamentos que flutuam numa alma." [7]


fig. 7 - Dirck Hals (1591-1656 ), mulher sentada com uma carta, também conhecido como Esperando o Amor 1633, óleo s/painel 34 x 29 cm.  Philadelphia Museum of Art. Philadelphia.



 [1] Luís de Camões, Soneto CLXXXII in Obras de Luís de Camões. Lello & Irmão - editores Porto 1970. (pág.95).

[2] Luís Vaz de Camões (1524-1580), Soneto CVII in Obras de Luís de Camões. Lello & Irmão – editores. Porto 1970. (pág. 57).

[3] Rainer Maria Rilke (1875-1926), La Fenêtre, de Vergers, in Œuvres poétiques et théâtrales, Collection de la Pléiade Gallimard, Paris 1987. (pág.1104).

[glace, soudain, où notre figure se mire / mêlée à ce qu’on voit à travers ;]

[4] Luís Vaz de Camões (1524-1580), Soneto XXX in Obras de Luís de Camões. Lello & Irmão - editores Porto 1970. (pág.18).

[5] Luís Vaz de Camões (1524-1580), Canção IV in Obras de Luís de Camões. Lello & Irmão - editores Porto.1970. (pág. 234 a 236).

[6] Vinicius de Morais, Soneto da separação, Oceano Atlântico, a bordo do Highland Patriot, a caminho da Inglaterra, 09.1938 in Antologia Poética 2ª ed. aumentada Editora do Autor,  Rio de Janeiro 1960. (pág.104).

[7] Honoré de Balzac (1799-1850). Le Lys dans la Vallée. (nouvelle édition revue et corrigée). Charpentier Éditeur, Paris 1839. (pág. 229). [Le voluptueux balancement d'une barque imite vaguement les pensées qui flottent dans l'âme.]

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