terça-feira, 7 de maio de 2024

imagens da cidade do Porto há cem anos 2

 

Duas imagens da Praça da Liberdade


Postal. Porto – Praça da Liberdade. Edição da Litografía Lusitana. Vila Nova de Gaia. c.1924. AHMP.

 

Neste postal a Praça da Liberdade apresenta-se com um espaço arborizado e centrado na estátua equestre de D. Pedro IV (de Anatole Calmels 1822-1906) assente numa placa central elíptica com pavimento em calçada de desenho ondulado dito “mar”.

Na Praça arborizada um poste de iluminação eléctrica e vários postes rodeando a placa central para suster os fios eléctricos.

Um eléctrico da linha 7 (Praça da Liberdade-S. Mamede) a nascente e um outro do lado poente.

Um vendedor ambulante de água no canto inferior direito.

Homens mulheres e crianças todos de chapéu

 

Em construção a filial do Banco de Portugal (1918/33) projecto dos arquitectos Miguel Ventura Terra (1866-1919) e José Teixeira Lopes (1872-1919).

No arranque da Avenida dos Aliados está quase concluído (será inaugurado em 1925) o edificio de A Nacional projecto de José Marques da Silva (1869-1947).

Segue-se o edifício do Banco do Minho projectado por João de Moura Coutinho de Almeida d’Eça (1872-1954) e o edifício do Banco Espírito Santo projectado por Carlos Mourão (?-?).


A segunda imagem provavelmente do mesmo ano.

Postal Porto – Praça da Liberdade. Cliché Foto Beleza c.1924

Neste outro postal, melhor se pode ver a Praça da Liberdade com a mesma morfologia. Um espaço arborizado e centrado na estátua equestre de D. Pedro IV em torno da qual se movimentam os carros eléctricos, as viaturas hipomóveis e os automóveis. (o n.º de automóveis em Portugal em 1924 é de 6 500).

Neste postal vê-se a placa central com o mobiliário urbano próprio da época: o Quiosque do Sebastião, alguns painéis publicitários, um marco do correio e os postes dos fios eléctricos rodeando toda a placa.

Alguns engraxadores no limite nascente da placa.

Na zona nascente da Praça estão estacionados diversos automóveis de modelos dos anos vinte e o mesmo vendedor ambulante.


Sem comentários:

Enviar um comentário