Apontamento 6 – Duas pinturas alegóricas sobre a batalha de Lepanto
Duas pinturas, uma de Tiziano Vecellio (1490-1576)
e outra de Paolo
Veronese (c.1528-1588), que mostram como a partir do Renascimento, não só na
Literatura, mas também na Arte, a mitologia grega e romana, convive com o
Cristianismo.
O quadro de
Tiziano Vecellio
Tiziano envia a Felipe II, em 1575, um conjunto de
pinturas onde se destaca aquela que pretende comemorar a vitória de Espanha em
Lepanto.
fig. 43 - Tiziano Vecellio (1490-1576), La Religión socorrida por España 1572-1575. Óleo s/tela 168 x 168cm. Museu do Prado Madrid.
No quadro simbolizando a Espanha de Felipe II, Minerva,
a deusa romana da sabedoria, das artes e da guerra, com a sua tradicional
armadura depositada a seus pés, ergue a sua lança com o estandarte da vitória,
e segura na outra mão, o escudo de Felipe II.
Está acompanhada por outra figura feminina, uma
alegoria da Força (da Fé) e por uma figura masculina, provavelmente D. Juan
d’Austria o comandante da armada de Lepanto. Por trás um exército onde se
destacam três mulheres.
fig. 44
- Tiziano. Pormenor de La Religión socorrida por España
1572-1575.
A sábia e bélica Espanha socorre a Religião
Católica, figurada numa jovem desolada, suplicante e abandonada, apenas coberta
de um manto azul, identificada pela Cruz e pelo Cálice, que tem junto a ela.
A Religião é ainda atacada pelas costas por serpentes que simbolizam os hereges e protestantes.
Ao fundo Neptuno vestido de Turco otomano, com a
cabeça coberta por um turbante, na sua tradicional embarcação puxada por
cavalos, foge da Armada que de velas enfunadas o venceu nos mares de Lepanto.
fig. 46
- Tiziano. Pormenor de La Religión socorrida por España
1572-1575.
O quadro de Paolo Veronese
Paolo Cagliari dito il Veronese (c.1528-1588), também pinta uma alegoria, sublinhando a participação da República de Veneza na Batalha de Lepanto e o apoio da Virgem que terá aparecido e protegido os cristãos no combate contra os infiéis.
fig. 47 - Paolo Caliari Veronese (c.1528-1588), Alegoria da batalha de Lepanto 1571. Óleo s/ tela 169 x 137 cm. Galleria dell’Academia Veneza.
O quadro está, significativamente, dividido em duas partes distintas.
Na parte superior sobre pesadas e cinzentas nuvens
tempestuosas, surge a Virgem como refere a lenda.
Rodeando a Virgem (da Vitória e depois pela data da
batalha (7 de Outubro), consagrada como Virgem do Rosário), estão diversas
personagens, formando um círculo (prenunciando o que será frequente na pintura
barroca).
Assim, ao centro, ajoelha-se Veneza sob o branco
manto da Fé, acompanhada por S. Pedro (com a chave), São Tiago (com o bastão e
as conchas de peregrino), Santa Justina de Pádua (com o punhal), S. Marcos (com
o leão) e ajoelhado quase encoberto S. Roque.
fig. 48
- Paolo Veronese. Pormenor de Alegoria da batalha de Lepanto
1571.
Por trás destas figuras, um coro de Anjos, em que
uns tocam e cantam, e outros vão vigiando e protegendo as embarcações das
forças católicas.
À direita destaca-se um anjo de vermelho que se
envolve na batalha, lançando divinas setas contra as forças otomanas.
fig. 49
- Paolo Veronese. Pormenor de Alegoria da batalha de Lepanto
1571.
Na parte inferior sob esta protecção dos céus, iluminada por raios divinos, por entre uma floresta de mastros e vergas das embarcações, a esquadra cristã batalha e vence os Turcos.
fig. 50
- Paolo Veronese. Pormenor de Alegoria da batalha de Lepanto
1571.
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