quinta-feira, 24 de junho de 2021

Apontamentos sobre a Lisboa e Sevilha nos séculos XVI e XVII (6)


 

Apontamento 6 – Duas pinturas alegóricas sobre a batalha de Lepanto


Duas pinturas, uma de Tiziano Vecellio (1490-1576) e outra de Paolo Veronese (c.1528-1588), que mostram como a partir do Renascimento, não só na Literatura, mas também na Arte, a mitologia grega e romana, convive com o Cristianismo.

 

O quadro de Tiziano Vecellio

 

Tiziano envia a Felipe II, em 1575, um conjunto de pinturas onde se destaca aquela que pretende comemorar a vitória de Espanha em Lepanto.

 

fig. 43 - Tiziano Vecellio (1490-1576), La Religión socorrida por España 1572-1575. Óleo s/tela 168 x 168cm. Museu do Prado Madrid.

 

No quadro simbolizando a Espanha de Felipe II, Minerva, a deusa romana da sabedoria, das artes e da guerra, com a sua tradicional armadura depositada a seus pés, ergue a sua lança com o estandarte da vitória, e segura na outra mão, o escudo de Felipe II.

Está acompanhada por outra figura feminina, uma alegoria da Força (da Fé) e por uma figura masculina, provavelmente D. Juan d’Austria o comandante da armada de Lepanto. Por trás um exército onde se destacam três mulheres.

 

fig. 44 - Tiziano. Pormenor de La Religión socorrida por España 1572-1575.

 

A sábia e bélica Espanha socorre a Religião Católica, figurada numa jovem desolada, suplicante e abandonada, apenas coberta de um manto azul, identificada pela Cruz e pelo Cálice, que tem junto a ela.

A Religião é ainda atacada pelas costas por serpentes que simbolizam os hereges e protestantes.

fig. 45 - Tiziano, Pormenor de La Religión socorrida por España 1572-1575.

  

Ao fundo Neptuno vestido de Turco otomano, com a cabeça coberta por um turbante, na sua tradicional embarcação puxada por cavalos, foge da Armada que de velas enfunadas o venceu nos mares de Lepanto.

 

fig. 46 - Tiziano. Pormenor de La Religión socorrida por España 1572-1575.

 

O quadro de Paolo Veronese

Paolo Cagliari dito il Veronese (c.1528-1588), também pinta uma alegoria, sublinhando a participação da República de Veneza na Batalha de Lepanto e o apoio da Virgem que terá aparecido e protegido os cristãos no combate contra os infiéis.

 

fig. 47 - Paolo Caliari Veronese (c.1528-1588), Alegoria da batalha de Lepanto 1571. Óleo s/ tela 169 x 137 cm. Galleria dell’Academia Veneza.

 

O quadro está, significativamente, dividido em duas partes distintas.

Na parte superior sobre pesadas e cinzentas nuvens tempestuosas, surge a Virgem como refere a lenda.

Rodeando a Virgem (da Vitória e depois pela data da batalha (7 de Outubro), consagrada como Virgem do Rosário), estão diversas personagens, formando um círculo (prenunciando o que será frequente na pintura barroca).

Assim, ao centro, ajoelha-se Veneza sob o branco manto da Fé, acompanhada por S. Pedro (com a chave), São Tiago (com o bastão e as conchas de peregrino), Santa Justina de Pádua (com o punhal), S. Marcos (com o leão) e ajoelhado quase encoberto S. Roque.

 

fig. 48 - Paolo Veronese. Pormenor de Alegoria da batalha de Lepanto 1571.

 

Por trás destas figuras, um coro de Anjos, em que uns tocam e cantam, e outros vão vigiando e protegendo as embarcações das forças católicas.

À direita destaca-se um anjo de vermelho que se envolve na batalha, lançando divinas setas contra as forças otomanas.

 

fig. 49 - Paolo Veronese. Pormenor de Alegoria da batalha de Lepanto 1571.

 

Na parte inferior sob esta protecção dos céus, iluminada por raios divinos, por entre uma floresta de mastros e vergas das embarcações, a esquadra cristã batalha e vence os Turcos.

 

fig. 50 - Paolo Veronese. Pormenor de Alegoria da batalha de Lepanto 1571.

 

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